ESPECIAL: O Fabuloso Destino de Amèlie Poulain. 2001

Acredito que algumas pessoas que estão entrando por aqui se perguntem sobre essa garotinha no topo segurando uma colher … E claro, eu acho justo da minha parte, dar uma esclarecimento sobre ela, hehehe.

A garotinha com uma colher é Amèlie Poulain, do filme francês O Fabuloso Destino de Amèlie Poulain, um dos meus favoritos, só os franceses mesmo para fazer uma obra assim, conseguir fugir um pouco do cotidiano dos filmes que a gente vê por aí, uma eterna repetição dos fatos e casos que chegam a ser mais entediantes que as nossas vidas.

Amèlie e sua colher, cof cof.

Escrita por Guillaume Laurant, a história gira em torno de Amélie Poulain (Audrey Tautou), uma jovem solitária que, certo dia, encontra em seu apartamento uma caixinha contendo diversos brinquedos que foi escondida por um garoto que morou ali há várias décadas. Sem ter muitos propósitos na vida, a moça resolve devolver o objeto para seu dono e, sentindo-se recompensada pela reação deste, decide solucionar os problemas de todas as pessoas com quem convive. No entanto, suas estratégias jamais se aproximam do óbvio e, com isso, ela bola planos complicadíssimos que muitas vezes (mas não sempre) funcionam melhor do que uma conversa franca (a maneira que ela encontra para estimular o pai a viajar é uma das melhores coisas do filme).

Amèlie e o Estranho Perfeito.

O que Amélie parece compreender muito bem é que, de modo geral, são os pequenos detalhes que determinam o grau de satisfação com que levamos nossas vidas: prazeres rotineiros ou contratempos triviais quase sempre definem aquilo que costumamos julgar como sendo um ‘bom’ ou um ‘mau’ dia. No caso, para mim, o mais especial do filme é na maioria da apresentação dos personagens, aparece o que eles mais gostam. Em um seleto grupo, também é demonstrado o que é desgostado.

Ah, o filme ganhou cinco indicações ao Oscar, nas seguintes categorias: Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Som e Melhor Roteiro Original.

Um pensamento sobre “ESPECIAL: O Fabuloso Destino de Amèlie Poulain. 2001

Deixe um comentário